Quarentena, muitas crianças sem aulas presenciais e pais tendo de se virar com os estudos, atividades e deveres. Nem sempre é fácil tirar os pequenos das brincadeiras e lazer e levá-los para diante dos livros e cadernos. Essa hora pode ser um tormento para a família, mas é possível deixar o momento de aprendizado dos filhos mais divertido e proveitoso. Para isso, vamos aprender algumas dicas simples e bem interessantes para seu filho estudar e casa. Confira:
Organize um espaço para estudar
É muito importante que a criança tenha a disposição um espaço adequado para o estudo, que tenha uma mesa e uma boa iluminação onde ela possa realizar suas tarefas adequadamente.
Crie uma rotina de estudos para a criança
Afastada de objetos que possam ser fontes importantes de distração, como, por exemplo, celular, televisão ou os videogames, a criança precisa ter conhecimento da rotina e horário que deve obedecer. Com isso, ela vai começar a entender qual o momento que pode brincar e em qual momento deve cumprir suas obrigações.
Ensine a importância da leitura
Ensinar o seu filho a amar a leitura desde pequeno vai lhe trazer numerosos benefícios. A leitura pode vir acompanhada de atividades como procurar no dicionário as palavras que seu filho não souber, sublinhá-las ou fazer um resumo com os dados mais importantes ou ainda apostar em uma leitura compreensiva priorizando a memorização.
Oriente e ensine técnicas para os filhos
Depois da leitura é preciso sintetizar as ideias e ordená-las. Uma boa maneira de organizar os conceitos fundamentais na mente da criança é aprender a expressá-los por meio da utilização da técnica dos resumos. Ensinar o seu filho a fazer bons resumos é dotá-lo de uma boa ferramenta que ele vai poder utilizar em toda a sua vida acadêmica. Outra dica importante é a técnica do sublinhado. Aprender a destacar as ideias principais de um texto nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, a princípio dever ser você quem vai ajudar a distinguir entre o que é relevante e o que não é.
Preparar-se para uma prova
Não deixe que ele estude na última hora. Se ele estudar um pouquinho todos os dias e reforçar seus conhecimentos alguns dias antes da prova, vai se sentir seguro de que sabe a matéria.
Mais dicas? Continue acompanhando o nosso blog.
Fonte: Soumamãe