Nascida em São Paulo, capital, Silvia Lancellotti, nutricionista infantil, mora atualmente em São Carlos, interior de SP. Aos 16 anos, começou com o curso de Técnico em Nutrição e Dietética. “Gostei muito do curso e decidi dar continuidade no ensino superior anos 19 anos, no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. Apenas dois meses após minha formatura já comecei atuar na área de alimentação infantil e escolar e fui me apaixonando e me especializando na área”, conta. Um dos desafios que ela enfrenta no dia a dia é trabalhar uma alimentação saudável não só para a criança, mas também que ela se estenda à família, e sempre me manter sempre atualizada.
GoBuddies – Com a oferta de tanto fast food, novidades nos mercados, como driblar tudo isso e proporcionar uma alimentação saudável para os filhos?
Silvia Lancellotti – Acredito que uma alimentação caseira e variada é o caminho. Ofertar alimentos saudáveis às crianças no seu dia-a-dia e trazer às crianças mais próximas dos alimentos – da compra ao preparo em casa.
GB – Cozinhar junto com os filhos traz benefícios para as crianças?
Silvia – Com certeza sim! Cozinhar com as crianças as tornam mais confiantes e próximas dos alimentos. Após cozinhar junto, a criança se sente mais à vontade para experimentar algo novo.
GB – No início da vida escolar, como cuidar bem da alimentação das crianças?
Silvia – É bacana conhecer qual a proposta da escola com relação a alimentação. Se houver uma nutricionista responsável pelo cardápio melhor ainda. É importante também conhecer as legislações brasileiras que favorecem uma alimentação saudável nas escolas, como a Lei 11.947/2009 e a Resolução CD/FNDE nº 26/2013. Além do Guia Alimentar, que citei há pouco, também.
GB – Qual é a dica que você dá aos pais para evitar que as crianças enfrentem a obesidade infantil?
Silvia – O aleitamento materno é importantíssimo! Sendo esse de forma exclusiva até 6 meses e complementar até 2 anos. Evitar consumir em excesso alimentos ultraprocessados, como: salgadinhos, biscoitos, refrigerantes e sucos de caixinha, “nuggets”, achocolatados, fast-food, etc., e manter a base da alimentação em alimentos in natura (frutas, verduras, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão, leite, farinhas, etc.). O brincar e a prática de atividade física também são muito importantes no combate à obesidade infantil.
GB – Quais atividades você sempre recomenda para que os alimentos saudáveis entrem na dieta das crianças?
Silvia – Atividade culinária é uma das que mais recomendo. E na hora de apresentar (ou reapresentar) um alimento saudável às crianças, procure colocar o “novo alimento” em uma preparação que ela já conheça ou mesmo junto a outro alimento que ela já aprecie, isso dará mais confiança na hora de experimentar. Por exemplo, fazer um bolo de maçã ou banana, ou incluir uma fruta naquele açaí que a criança já gosta.
GB – Pode dar dicas simples para uma dieta rica em todos os nutrientes necessários para as crianças brincarem felizes e saudáveis?
GB – Deixe, por favor, um conselho para os pais 🙂
Silvia – Cozinhem com seus filhos e façam refeições saudáveis em família!
Para falar com Silvia:
Facebook – Nutricionista Silvia Lancellotti
Instagram – @lancellottinutrisilvia
Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store