Estar atento a alimentação das crianças nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Na infância, os pequenos ainda estão em fase de construção do sistema imunológico e precisam aumentar a imunidade através da alimentação, essa é uma conquista no dia a dia e precisa de frequência, consistência e equilíbrio! Confira abaixo a lista com alimentos importantes que separamos para ajudar vocês a cuidarem do cardápio dos pequenos e para fortalecer a imunidade das crianças, ainda mais com o retorno da rotina das aulas chegando.
Água
Manter-se hidratado é sempre importante. A água traz diversos benefícios para saúde e, entre eles, para o sistema imunológico. Pois é como se fizesse uma “faxina” das toxinas no corpo. Além de ser rica em cálcio e magnésio, vitaminas essenciais para fortalecer a imunidade dos pequenos.
Frutas cítricas
Elas geralmente são ricas em vitamina C. A laranja, manga, abacaxi, morango, kiwi, goiaba, mamão, groselha, acerola, maracujá, limão, são frutas deliciosas e que fazem muito bem à saúde!
Vegetais verde escuros
O brócolis, rúcula, agrião, couve e todos os outros vegetais que têm essa coloração, possuem grande quantidade de ácido fólico e vitamina B9. Eles ajudam na formação e fortalecimento dos glóbulos brancos, que são responsáveis pelo sistema de defesa do corpo humano.
Tubérculos
Rico em vitamina C e B6, o gengibre tem ação bactericida e também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. O alimento também é um excelente termogênico capaz de diminuir inflamações da garganta, típicas de gripe e resfriados.
Sementes
Aqui falamos de dois tipos de sementes: oleaginosas e leguminosas. Nos dois tipos estão inclusas: nozes, amêndoas, chia, linhaça, castanha de caju e do pará, feijão, vagem, grão de bico, lentilha e ervilha. Todas elas possuem bastante selênio, zinco, vitamina E, ácidos graxos e todos esses compostos fortalecem o sistema imunológico.
Alimentos probióticos
Estes são alimentos ricos em organismos vivos, o que ajuda a equilibrar as bactérias do intestino. Assim, fortalece a imunidade e também auxilia na absorção de vitaminas. Não são alimentos difíceis de serem encontrados, mas também existe a possibilidade de fazê-los em casa!
Alho e cebola
Geralmente, estas plantas são utilizadas como temperos. Mas, o que muita gente não sabe, é que são muito ricos em antioxidantes, rutina e quercetina, que também são anti-inflamatórios naturais.
Baixe o app da Gobuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store
Fonte: claudia.abril.com.br