Como podemos ajudar os filhos a fazer amigos? Fazer amigos não é um truque de mágica. Afinal, fazer amigos é um assunto muito pessoal.
Mas construir uma amizade depende das habilidades emocionais e competência social da criança. E os pais podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento dessas habilidades.
Fazer amigos é algo que aprendemos. Algo que podemos ajudar nossos filhos a aprender. Portanto, aqui estão 3 maneiras concretas de ajudar as crianças a fazer amigos.
Mostre respeito por seu filho:
Pode não parecer relevante para a capacidade de seu filho de fazer amigos. Mas a maneira como os pais tratam os filhos tem impacto sobre seu desenvolvimento emocional e comportamento social. E isso, por sua vez, pode afetar seus relacionamentos com colegas.
Em pesquisas realizadas em todo o mundo, a paternidade autoritária foi associada ao desenvolvimento de problemas de comportamento. E crianças com problemas de comportamento têm mais dificuldade para fazer amigos.
Por outro lado, quando os pais mostram ternura e usam estratégias de disciplina positivas – raciocinando com os filhos e discutindo os motivos das regras – as crianças tendem a se tornar mais pró-sociais com o tempo.
Ensine a seu filho essas habilidades de conversação cruciais:
Para fazer novos amigos, as crianças precisam aprender a se apresentar aos outros e pensar em coisas apropriadas para dizer.
Como podemos promover essas habilidades?
Podemos ajudar modelando boas habilidades de comunicação em casa e envolvendo nossos filhos em conversas agradáveis e recíprocas. Além disso, podemos ajudar ensinando ativamente às crianças o que fazer e dizer.
Podemos treinar crianças para se tornarem conversadores melhores, oferecendo-lhes estas dicas concretas:
Ao iniciar uma conversa com alguém novo, troque informações sobre seus gostos e habilidades;
Não seja um entrevistador. Não se limite a fazer perguntas. Ofereça informações sobre você;
Não seja um viciado em conversas. Quando estiver conversando, responda apenas à pergunta em questão. Quando terminar, dê ao seu parceiro a chance de falar;
Seu filho precisa de mais oportunidades para praticar? Experimente uma chamada telefônica ou um chat de vídeo online. O app GoBuddies você pode encontrar amiguinhos com os mesmos interesses do seu filho(a) por meio de geolocalização com toda a segurança para os pequenos e proporcionar divertidos momentos para ele(a)!
Inclusive, falamos neste post sobre tecnologia na socialização e as brincadeiras virtuais.
Promova atividades sociais que incentivem a cooperação – não a competição:
Estudos sugerem que as crianças se dão melhor quando estão envolvidas em atividades cooperativas, atividades nas quais as crianças trabalham em prol de um objetivo comum. Neste post, falamos sobre a importância das brincadeiras coletivas para a saúde infantil.
Portanto, se as crianças estão com dificuldades socialmente, é provavelmente uma boa ideia afastá-las dos jogos competitivos, pelo menos até que desenvolvam melhores habilidades sociais.
Se o seu filho(a) tem um encontro para brincar, remova os brinquedos e jogos que possam gerar conflitos. Por exemplo, é recomendado que os pais guardem brinquedos e quaisquer itens que possam provocar competição ou inveja. É sempre importante incentivar a partilha e o desapego a bens materiais, mas enquanto a criança ainda está desenvolvendo essas habilidades, pode-se fazer esse tipo de pratica em situações específicas.
Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store
Fonte: Parenting Science