Brincadeiras virtuais: um novo jeito de socializar? - GoBuddies Skip to content

Brincadeiras virtuais: um novo jeito de socializar?

Brincadeiras virtuais um novo jeito de socializar?

O fechamento das escolas, as aulas onlines e o isolamento social têm refletido diretamente na forma como as crianças se comportam e se desenvolvem. Pesquisadores e especialistas já alertaram para os riscos da falta de aulas, da socialização e do ambiente escolar como um todo no dia a dia dos pequenos. Essa situação é uma grande negligência à saúde mental da criançada. As brincadeiras virtuais são uma nova fora de socializar?

“As crianças que estão nas turmas do Ensino Fundamental I, na fase de alfabetização, estão agora muito sujeitas a um ambiente extremamente controlado e com um vínculo muito próximo com a mãe e o pai. Isso pode parecer adequado, mas não é. A criança precisa aprender a se separar dos pais. No momento de reabertura das escolas pode haver um transtorno de ansiedade de separação”, afirma o psiquiatra da infância e adolescência Felipe Pinheiro de Figueiredo. Leia mais

“Já em crianças entre 3 e 6 anos, o impacto será sentido em termos de organização da nova rotina, tentativas de entendimento das mudanças e até uma possível relação com a doença e a morte. Fora que, nessa fase, elas necessitam de mais espaço para explorar o mundo, o que faz parte da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo”, ressalta Guilherme Polanczyk, professor de psiquiatria da infância e adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Leia mais

“O fato de a criança estar em casa com os pais não significa, infelizmente, que a qualidade da presença seja satisfatória. A escola é o segundo espaço social da criança. Por isso, muitas vezes é nesse espaço que a criança manifesta sintomas que apontam para um sofrimento psíquico. Os professores, embora lidem com muitos alunos, têm uma capacidade de percepção apurada de que algo não vai bem com a criança. Nesse sentido, o momento da pandemia exige que os pais estejam mais atentos aos seus filhos, mais próximos, conversem, troquem ideias, brinquem juntos”, explica Ana Maria Costa da Silva Lopes , professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e psiquiatra com concentração na infância e adolescência. Leia mais

E agora o que fazer para minimizar os impactos da falta do ambiente escolar?

É importante que mesmo nesse momento de isolamento social e de aulas online, as crianças mantenham o hábito de brincar dentro de casa. Afinal, as atividades de recreação são essenciais para o desenvolvimento físico, social, emocional, cognitivo e cultural dos pequenos.

Nesse contexto, é papel dos adultos garantir um ambiente seguro e confortável para que a criançada possa brincar e se expressar. Isto inclui brinquedos ou brincadeiras que possam desenvolver habilidades cognitivas e psíquicas da criança. Para saber mais, clique aqui.

Pensando nisso, a GoBuddies traz um projeto tecnológico que integra as crianças a um mundo de brincadeiras e novas conexões através de um aplicativo prático e divertido. Um jeito fácil de divertir os pequenos sem precisar sair de casa (pelo menos durante a pandemia). Enquanto os abraços, sorrisos, brincadeiras e encontros familiares não voltam ao normal, a GoBuddies faz o que pode para ver as crianças felizes.

Playdates virtuais: incentivando a socialização das crianças
Com GoBuddies não tem hora, nem lugar para se divertir! Agora as crianças podem brincar sem sair de casa. Com seu novo aplicativo, os pais têm um jeito seguro de encontrar novos amiguinhos para os seus filhos socializarem e se divertirem por video chamada. As brincadeiras são combinadas em tempo real por meio de um sistema de geolocalização para encontrar quem está mais próximo. O adulto cria um perfil dentro do aplicativo, cadastra seus filhos (identificados por um avatar) e ativa o sistema de busca para encontrar outras crianças pelos seguintes filtros: gênero, idade, afinidades e habilidades, localização e tempo disponível.
Depois de fazer novas amizades, a dica é: explorar as brincadeiras para divertir a criançada por chamada de vídeo: mímica, stop, qual a música, caça tesouros sensorial, trava-línguas, adivinha o que é. São diversas opções para incentivar a socialização e integração entre os pequenos. Precisa de mais dicas de brincadeiras? Acompanhe aqui.

Agora que você já sabe a importância das brincadeiras na rotina das crianças, é hora de colocar tudo em prática: encontre novos amiguinhos para o seu filho brincar e se divertir! Não deixe que esse momento deixe faltar preciosos momentos na infância que atrapalhe o crescimento dos pequenos. É hora de incentivar as atividades de socialização e integração mesmo que por videochamada. Aproveite!

Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!

Disponível no Google Play
Disponível na App Store

Sobre o GoBuddies Mania

Com temas bem importantes relacionados à qualidade de vida infantil, falamos sobre alimentação saudável, relacionamento interpessoal, brincadeiras, desenvolvimento, educação, entre outras coisas. Tudo isso com artigos, entrevistas, vídeos, tutoriais e o que há de melhor neste universo.

Um espaço para muitas ideias, discussão e a solução – é claro!

Crianças precisam brincar!