Não é difícil encontrar por aí pessoas que cultivam amizades antigas, que começaram ainda na infância. As amizades nesse período carregam imenso valor para a construção dos indivíduos, podendo surgir de um parceiro nas brincadeiras – inclusive já listamos aqui a importância das brincadeiras coletivas para as crianças.
Cientes da importância das amizades, muitos pais têm dúvidas se devem ou não interferir nas escolhas que os filhos fazem. Muitos se preocupam com más companhias e não há nada de errado nisso, mas acredite, se sua relação com seu filho estiver repleta de diálogo e confiança, ela naturalmente irá se afastar de pessoas que possam ser problemáticas. Inclusive, fizemos um post super especial com dicas para melhorar o diálogo com os pequenos, confira aqui.
O diálogo é a melhor forma de se relacionar com os pequenos. Converse com eles sobre os amiguinhos, seja sincero e diga o que gosta ou não nas amizades dos filhos, mas também esteja aberto para compreender as escolhas deles. Desta forma, seus filhos saberão que tem o respeito e apoio da família, podendo assim tomar decisões mais conscientes e não tendo medo de conversar abertamente com os pais.
A amizade é parte fundamental para a formação das crianças, pois por meio dela, os pequenos ganham autonomia, confiança e compartilham experiências e sentimentos. É importante que os pais apoiem os filhos e estejam presentes para garantir a segurança, mas que não interfiram demais. Nesse sentido, os pais devem exercer uma função de facilitador. Quer saber como? Estimule as novas amizades e também a manutenção das antigas. Leve seus filhos a lugares com outras crianças, baixe o aplicativo da GoBuddies para te ajudar e use a tecnologia a favor dos pequenos! Com o app, você pode organizar brincadeiras presenciais ou virtuais para a garotada curtir o que há de melhor da amizade!
Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store
Fonte: Casa Escola; Algarve Primeiro