A internet traz muitos benefícios para crianças e adultos, como oferecer uma quantidade absurda de conhecimento e oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novas habilidades e manter contato com quem está longe. No entanto, essa incrível ferramenta não está isenta de apresentar riscos, sobretudo às crianças e adolescentes e nós já listamos algumas desvantagens dos meios digitais neste post aqui. Por serem muito inocentes, os mais novos estão mais suscetíveis aos perigos da internet. Como deixar seu filho seguro online?
Felizmente, com algumas orientações aos pais, é possível prevenir que os pequenos caiam em armadilhas e possam aproveitar os benefícios da internet. Quer saber como? Continue a leitura e confira 5 dicas práticas para proteger as crianças.
1 – Estabeleça limites:
Parece óbvio, mas essa orientação pode ser um pouco difícil de seguir, sobretudo com a correria do dia a dia. Com pouco tempo para passar com os pequenos, alguns pais acabam deixando os filhos ligados na tela do celular ou computador, navegando por horas na internet. Mas é importantíssimo limitar o tempo de uso das crianças, para que não haja dependência da internet e que elas possam desfrutar de outras atividades, como brincadeiras presenciais e leitura.
2 – Mantenha o diálogo:
Conversar com a criança é sempre uma decisão acertada, em qualquer contexto. Explique para os pequenos que, assim como não se deve falar com estranhos na rua, o mesmo não pode ser feito na internet. É claro que a conversa pode variar de acordo com a idade da criança, mas é importante deixar claro que existem perigos na internet e que ela precisa sempre informar os pais se alguém desconhecido fizer alguma solicitação de amizade, por exemplo.
3 – Navegue junto com eles:
Saber o que os filhos acessam na internet é importante para garantir sua segurança. É uma oportunidade de explicar para as crianças os sites que elas podem acessar, sempre trazendo o motivo. Também é importante monitorar as redes sociais delas, se tiverem. Assim, você terá contato com as pessoas que a criança interage e também os conteúdos que ela consome, o deixando mais seguro online.
4 – Utilize ferramentas de segurança:
Há diversos softwares e aplicativos para filtrar os conteúdos que as crianças podem acessar, assim como diversas plataformas e serviços já oferecem ferramentas de configuração que limitam os conteúdos para menores de idade, como o YouTube Kids, que você pode saber mais aqui.
5 – Cuidado com dados pessoais:
É fundamental instruir as crianças a não divulgarem seus dados, como telefone, e-mail ou endereço em sites ou para pessoas desconhecidas na internet. Isso também vale para os pais e responsáveis que, muitas vezes, gostam de compartilhar fotos dos pequenos nas redes sociais. Isso não está proibido, mas é preciso muito cuidado com os tipos de fotos, como não compartilhar fotos da criança na escola, por exemplo.
Para quem quer se aprofundar no assunto sobre navegar como ficar seguro online, a organização Childhood do Brasil elaborou um guia completíssimo com outras dicas para as crianças usarem a internet com segurança. Acesse a cartilha aqui.
Para facilitar a rotina de brincadeiras do seu filho com segurança, o app da GoBuddies, mantém seus dados seguros e a identidade do seu filho fica protegida. E sempre orientamos que os pais acompanhem as novas amizades e os playdates das crianças. Saiba mais sobre nosso app aqui.
Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store
Fonte: Lunetas; Modo brincar