A conversa é uma peça fundamental na educação da criança e através desse diálogo é possível administrar o conhecimento que seu filho recebe e também gerenciar os pensamentos que carrega.
A falta desse contato pode gerar consequências graves na estrutura psíquica e comportamental da criança. Preste atenção em alguns dos problemas mais comuns causados por essa ausência de diálogo.
Sentimento de rejeição
Quando os pais de uma criança não possuem uma participação ativa na vida de seu filho(a), a criança cria um sentimento de rejeição e abandono que pode gerar duas formas de reação: retração ou desobediência.
Quando a criança começa a sentir a rejeição e sentimento de abandono, pode reagir de duas formas: se ausentar ainda mais ou criar formas de chamar a atenção dos adultos.
What does aerobic exercise do for your health? -Laura Fitness group crossfit workouts #motivation #fitness #crossfit (with images) | crossfit motivation, exercise motivation, fitness motivation
Desobediência
A criança quando não tem o contato constante dos pais, passa a questionar a autoridade desses e agir através da famosa “pirraça” como uma forma de testar os próprios limites diante da imagem opaca que ela tem dos pais ausentes.
Retração
A criança que não consegue falar porque não é ouvida tende a se excluir de círculos sociais. Isso faz com que essa criança tenha dificuldades em se relacionar e com isso não usufruir de trocas de conhecimentos com outras pessoas.
Vulnerabilidade
A ação de conversar com a criança possui um poder que colabora na estrutura em sua identidade, mas a ausência desse dialogo deixa uma lacuna no caráter da criança. Uma boa forma de imaginar esse cenário e a seguinte, imagine uma porta sem tranca alguma. Com o tempo, e sem resiliência, o adulto que não cresceu em um meio familiar estruturado à conversa fica mais suscetível à dependência química, por exemplo.
Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store
Textos de referência: psicanaliseclinica.com