Brincar contribui diretamente com o desenvolvimento dos pequenos, já que é uma forma de socializar com sua realidade e compartilhar experiências. Porém, em uma agenda cada vez mais lotada de deveres, as crianças começam a ter cada vez menos tempo para suas brincadeiras.
Na fase infantil, brincar é ainda mais importante pois é nesse momento que a criança se sente como uma integrante da sociedade, é através da brincadeira que ela consegue imaginar como é ser adulto, se colocar no lugar do próximo e aprender a dividir momentos e experiências começando assim uma preparação para as próximas fases da sua vida. Inclusive vale ressaltar que é também através da brincadeira que a criança expressa seus sentimentos, como por exemplo medo e raiva, mas de uma forma saudável e que seja em uma linguagem compreensível à ela.
Qual é a importância dos adultos nisso?
O papel mais fundamental do adulto neste cenário é garantir um ambiente seguro e confortável para que a criança possa brincar e se expressar. Isto inclui brinquedos ou brincadeiras que possam desenvolver habilidades cognitivas e psíquicas da criança, por exemplo peças de montar, jogos de tabuleiro e afins. Reparem que isto é mais uma forma de vocês, pais, entenderem que brinquedos eletrônicos tais quais videogames e tablets não funcionam da mesma forma que um brinquedo “convencional” funciona para uma criança. Já que a forma com que eles interagem com o cérebro da criança está em um nicho completamente diferente.
Como já analisamos aqui no blog brincar somente com aparelhos eletrônicos pode a longo prazo causar danos sérios ao desenvolvimento dessa nova geração. Portanto é nosso dever averiguar e implementar as melhores formas que estiverem dentro do nosso alcance para que estas crianças cresçam e se desenvolvam da forma mais saudável possível.
Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store