Formas de ajudar seu filho a lidar com pesadelos - GoBuddies Skip to content

Formas de ajudar seu filho a lidar com pesadelos

Formas de ajudar seu filho a lidar com pesadelos

Passar por períodos de grandes mudanças, como a quarentena, pode ser um processo difícil para as crianças e adolescentes. Assimilar tudo o que está acontecendo é uma tarefa árdua, e a cabeça deles pede socorro através de uma metalinguagem: os pesadelos. Separamos algumas dicas de como vocês, pais, podem auxilia-los a compreender estes acontecimentos

1) Seu aconchego é o lugar mais seguro
O aconchego dos pais sempre será o lugar mais seguro no mundo, independente da idade. Para crianças é ainda mais importante ter este conforto em momentos tão delicados e assustadores como uma noite com pesadelos. Quando acontecer, deitar-se na cama da criança ou deixa-la deitar na sua cama pode ser uma forma de acalmar e garantir o conforto da criança.

2) Tenha bichinhos de pelúcia
Ter bichinhos de pelúcia ou brinquedos que reflitam um lugar de aconchego da criança pode ser uma ótima ideia, pois quando ela precisar de um momento tranquilo automaticamente ela irá recorrer a essa figura.

3) Pesadelos possuem linguagem figurativa
Após uma certa idade, pesadelos começam a apresentar uma linguagem diferente, como por exemplo com monstros e cenários assustadores. A maior dica para quando isso acontecer é: desenhe.
Peça para a criança desenhar o que viu, ou o monstro que a atormentou e ensine que o poder está nas mãos dela. Assim que o desenho estiver pronto, peça para que ela amasse, rasgue e jogue no lixo explicando que o poder dela é maior que do bicho-papão!

Com essas dicas em mente, as chances de você conseguir ajudar seu filho a passar por esses momentos tão delicados serão muito maiores. Saiba ouvi-lo sempre, deixe que as emoções e medos do seu filho fluam e você seja o guia emocional que ele precisa.

Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!

Disponível no Google Play
Disponível na App Store

Sobre o GoBuddies Mania

Com temas bem importantes relacionados à qualidade de vida infantil, falamos sobre alimentação saudável, relacionamento interpessoal, brincadeiras, desenvolvimento, educação, entre outras coisas. Tudo isso com artigos, entrevistas, vídeos, tutoriais e o que há de melhor neste universo.

Um espaço para muitas ideias, discussão e a solução – é claro!

Crianças precisam brincar!