Os primeiros momentos na educação infantil geralmente são recheados de adrenalina pelo saber, a criança se sente motivada a aprender cada vez mais. Porém, há crianças que com o decorrer das obrigações escolares, vai diminuindo a empolgação e perdendo o brilho pelos estudos. Infelizmente há pais e professores que erroneamente concluem que é uma criança preguiçosa, diminuindo a causa por trás dessa falta de vontade em estudar.
Quais são as possíveis causas para uma criança não querer estudar?
1) Dificuldade de aprendizagem: Cada indivíduo possui sua própria forma de absorver conhecimento e colocar em prática. A escola é formada em um processo que, muitas vezes, pode não bater com o processo da criança, gerando uma dificuldade de aprendizagem recorrente. Caso perceba que seu filho está com uma dificuldade maior que o “esperado” talvez seja hora de procurar um especialista para auxiliar no processo, como um psicopedagogo.
2) Emoções intensas: situações como pais divorciados ou bullying na escola, geram emoções intensas que dificultam o processo de aprendizagem das crianças. Contar com a ajuda de professores pode ser um caminho muito construtivo para a melhora do bem-estar e desenvolvimento da criança.
3) Dependência organizacional: Estudar é um ato que requer planejamento, dedicação e independência em qualquer idade. Filhos de pais superprotetores possuem uma tendência a passar por dificuldades de aprendizagem pois estão acostumado a sempre contar com os pais para auxiliá-los de forma muito presente, deixando a autonomia da criança em segundo plano. Portanto toda a atenção para a forma que você está participando na vida educacional do seu filho, viu?
Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e conteúdos!