Cada criança tem um comportamento e relação diferente com os estudos. Há aquelas que amam, há aquelas que não gostam e há até as que fazem por obrigação. E é nesse lugar que o incentivo familiar pode mudar tudo!
Listamos algumas dicas de como vocês, pais, podem ajudar seus filhos a entenderem a importância de estudar de forma que não seja um “dever chato”:
1) Saiba reconhecer o esforço do seu filho
Antes de mais nada, o fato do seu filho ter a dedicação necessária para tentar já é algo a ser celebrado por si só. Então mesmo quando não der certo, seja o apoio que seu filho precisa e forneça muito amor.
2) Seja a maior referência
De que forma seu filho pode absorver seus ensinamentos, se nem mesmo você demonstra que os segue? Falamos aqui no blog sobre a importância de ser o exemplo para seus filhos ao longo do desenvolvimento deles, e aqui vale a mesma ideia.
3) Honestidade sempre!
Manter o tom de honestidade é uma dica de ouro para a vida inteira, neste caso em especial para quando você sentir que seu filho precisa conversar. Saiba manter um canal aberto para diálogo, sem receio de repreensão ou brigas. Quando ele sentir que há abertura para falar sobre seus medos e aflições, é quando você vai confirmar que está no caminho certo.
4) Ensine a aprender de verdade
Seguindo a ideia da dica 3, quando seu filho tiver um canal aberto com você sobre seus estudos, pergunte-o sobre o que ele está entendendo dos temas estudados. Evite incentivar os decorebas, pois depois de um tempo o cérebro vai fazer questão de apagar e seu filho pode perder um conteúdo interessante para o futuro.
Com o tempo, você vai perceber que mesmo em matérias que ele não tenha afinidade, ao menos o esforço para aprender vai estar ali e a relação de vocês pode tomar um outro patamar, um patamar muito mais sincero!
Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store