Diversos estudos mostram que uma das consequências mais nocivas à geração que está crescendo rodeada de eletrônicos como smartphones e tablets, é a falta de autoestima. Isso se deve a diversos fatores, mas em especial a questão de redes sociais e conteúdos em plataformas como o Youtube. Portanto é de suma importância que desde cedo os pais estimulem a autoestima de seus filhos, com algumas atitudes é possível contribuir imensamente para a vida da criança. Listamos algumas delas:
1) Valorize o esforço e conquista de seus filhos
Lembrem-se que vocês, pais, são o mundo dos seus filhos durante uma boa parte da vida deles. De tal forma, quando você valoriza o esforço do seu filho em qualquer tarefa, independente da dificuldade, você estará fazendo com que ele se sinta reconhecido e motivado a criar uma auto confiança para dar sempre seu máximo.
2) Errar é humano
Da mesma forma que você está incentivando seu filho nas suas conquistas, entenda que é perfeitamente normal cometer erros. Inclusive é através de erros que a criança entende valiosas lições para a sua autoestima e reconhecimento como pessoa. Permita que seus filhos tomem suas próprias decisões, mesmo que de antemão você enxergue que há erros. E se realmente houver, sente e explique o que aconteceu e como ele deve enxergar isso como algo benéfico.
3) Ensine a lidar com suas emoções
Seguindo a ideia da dica anterior, sentar e conversar sempre será uma ótima saída para qualquer situação. Em especial quando envolve emoções fortes, como frustração, raiva ou até mesmo felicidade. Lidar com elas é uma construção que levamos a vida inteira, e talvez nunca realmente aprendemos a lidar de fato, mas para a criança ter o apoio e os seus pais como guia nessa jornada pode significar o mundo!
4) Comparações: NÃO!
Isso serve em especial para núcleos familiares com irmãos: nunca façam comparações! Entenda que cada pessoa é diferente, desde muito cedo inclusive, portanto é perfeitamente normal que um filho seja bom em algo que o outro não tenha um desempenho tão favorável. Aqui se aplica e muito a dica nº 1 deste guia, elogie e valorize ações de seus filhos sem jamais comparar as situações!
5) Novos horizontes? SIM!
Um mau hábito familiar é aplicar o gosto pessoal dos pais para seus filhos, geralmente de forma protetora para que seus filhos não experimentem frustrações. Mas entenda, pais, que isso faz parte da vida, e que talvez é através de novos experimentos que seu filho desenvolverá gostos por atividades diferentes do que você acredita “ser o melhor” para ele. Seja o fã nº 1 dele mesmo em descobertas pequenas, incentive sua segurança em tomadas de decisões e o ajude a expandir seus horizontes.
Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store