O TDAH (Transtorno por déficit de atenção com hiperatividade) é uma síndrome de conduta que apresenta três sintomas: hiperatividade, falta de atenção e impulsividade. É desenvolvido por conta de uma alteração no sistema nervoso central, resultando em uma pessoa com dificuldade para se concentrar e extremamente “elétrica”.
Estima-se que os primeiros sinais de TDAH apareçam em idades entre 3 a 16 anos. Seus primeiros sinais podem ser percebidos em frequentes fracassos escolar e problemas na sociabilidade da criança. Inclusive trata-se de uma patologia crônica e altamente genética, aproximadamente ¾ de chances de passar adiante nos genes, mas que hoje em dia já é possível diagnósticos precisos e tratamento contínuo.
Quais são os sintomas do TDAH?
A criança diagnosticada com TDAH costuma ter dificuldades em controlar seu comportamento, emoções e pensamentos. Começa a desenvolver uma dificuldade intensa de prestar atenção e ter foco. Os sintomas podem ser os seguintes, lembrando que não necessariamente todos serão perceptíveis, podendo variar de criança para criança:
• Inquietude. Move os pés e mãos e às vezes começa a levantar e correr sem motivo algum;
• Não consegue brincar de forma tranquila. Se aborrece quando é a vez dos outros;
• Impulsividade elevada. Fica no modo de agir antes de pensar;
• Problema na concentração. Não consegue seguir instruções e não cumpre organizações estipuladas;
• Distrações recorrentes e esquece do que lhe foi atribuído a fazer.
Existe tratamento para TDAH?
Por se tratar de uma patologia mental, é muito complicado de distinguir estes sinais com simplesmente mau comportamento. Especialistas ainda alertam que crianças com TDAH podem desenvolver problemas sérios se não tratadas a tempo, especialmente em fases como adolescência onde a ação hormonal causará ainda mais problemas no comportamento. O tratamento com profissionais da área visa melhorar ou anular os sintomas através de tratamentos psicopedagógico, e em alguns casos mais graves com tratamentos farmacológico.
Pais lembrem-se: não auto-diagnostique seu filho! Se você perceber que seu filho tem sintomas como apresentamos e está tendo os problemas citados, recomenda-se o acompanhamento de um especialista como por exemplo um psicólogo com especialização em psicologia infantil. Assim, ele irá atuar com a criança e com você em como desenvolver a situação com muito cuidado, carinho e acima de tudo: compreensão.
Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!
Disponível no Google Play
Disponível na App Store