Dicas de como auxiliar o desenvolvimento das crianças a partir dos 2 anos Skip to content

Dicas de como auxiliar o desenvolvimento das crianças a partir dos 2 anos

Dicas de como auxiliar o desenvolvimento das crianças a partir dos 2 anos

Todos sabem que é vital fortalecer algumas funções da criança para um bom desenvolvimento dela, e isso desde o nascimento até o final da infância. Pensando nisso, separamos dicas de como auxiliar o desenvolvimento do seu filho em várias idades:

Entre 2 a 3 anos
Seu filho já consegue correr, então leve-o para um parque e incentive-o a brincar de pega-pega, dar pulos e ficar apoiado em um pé só, o que desenvolve o equilíbrio. Porém como estamos em época de quarentena, faça um espaço legal na sua casa para que ele tenha um local seguro para correr e subir em lugares como o sofá. Inclusive já é possível permitir que ele mesmo lave o corpo durante o banho, o que desenvolve a coordenação, como quando faz movimentos de sobe e desce com o sabonete.

De 3 a 4 anos
Chegou a hora em que seu filho se move independentemente pela casa: sobe e desce escadas alternando os pés, pula obstáculos e desvia de móveis. Ajude-o a empilhar de 6 a 8 objetos, estimulando o controle neuromotor.

Entre 4 a 5 anos
Cada vez mais seu filho é capaz de realizar tarefas que exigem controle preciso do corpo. A mão, por exemplo, tem firmeza para segurar o lápis e habilidade para desenhar um homem com três partes – cabeça, tronco e pernas. Habitue-o a organizar os próprios pertences e a ajudar nas tarefas da casa. Além de desenvolver o senso de responsabilidade, essa rotina exercita a coordenação motora, como ao dobrar peças de roupa ou guardar objetos na gaveta.

De 5 a 6 anos
A criança já demonstra boa habilidade motora, mas ainda não tem noção de perigo. Nessa fase irá manusear a tesoura, por isso alerte-a sobre os cuidados necessários para não se cortar. Os reflexos estão mais rápidos e permitem à criança defender ou agarrar a bola com as duas mãos, sem deixá-la escapar.

Entre 6 a 8 anos
A coordenação motora fina está melhorando. Assim, seu filho vai aprender a segurar o lápis fazendo uma pinça como polegar, o indicador e o dedo médio. Uma boa dica para ajudá-lo nessa tarefa é pedir que ele junte o dedo mindinho e o anelar e, na sequência, tente segurar um lápis com os outros três dedos.

Além desses exercícios e atividades, é importante lembrar que brincadeiras também podem ajudar as crianças a adquirir novas habilidades e aprendizados, assim irá auxiliar o desenvolvimento da criança. Por isso, incentive sempre as brincadeiras para além da diversão. Precisa de dicas para organizar essas brincadeiras? Que tal começar mudando a maneira como os seus filho brincam? Confira aqui.

Baixe o app da GoBuddies e agende uma brincadeira!

Disponível no Google Play
Disponível na App Store

Fonte das dicas: Revista Crescer

Sobre o GoBuddies Mania

Com temas bem importantes relacionados à qualidade de vida infantil, falamos sobre alimentação saudável, relacionamento interpessoal, brincadeiras, desenvolvimento, educação, entre outras coisas. Tudo isso com artigos, entrevistas, vídeos, tutoriais e o que há de melhor neste universo.

Um espaço para muitas ideias, discussão e a solução – é claro!

Crianças precisam brincar!